LITERATURA INFANTIL:
MARAVILHOSO MUNDO DA IMAGINAÇÃO
Prof.ª: Andreia Nigaretta da Rosa
RESUMO
Mergulhar no mundo da
imaginação é maravilhoso em qualquer idade, mas é quando se é criança começando
a vida escolar que tudo é mais divertido, lendo um bom livro, escutando uma boa
historia contada de modo divertido. Neste
sentido, a literatura infantil é um caminho que leva a criança a desenvolver a
imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa. Através desse trabalho pretendo
conscientizar as crianças das séries iniciais a importância de ler, a leitura
deve estar presente no nosso dia a dia escolar para que haja um interesse por
parte das crianças. O presente estudo começa ajudando a entender o que é a
Literatura Infantil, bem como alguns conceitos de irrelevante importância, e
estuda - lá dentro contexto escolar. Cada vez fica mais claro que a leitura
deve ser a principal arma do professor na hora de educar é através da leitura
que formamos desde crianças cidadãos mais conscientes, pois pensar nas crianças
e em sua relação com os livros é pensar no futuro, e pensar no futuro é ter a
responsabilidade de construir um mundo plural e democrático.
Palavras-chave: Literatura Infantil, criança e séries iniciais.
1 INTRODUÇÃO
O estudo realizado tem por objetivo verificar a contribuição da literatura infantil, no desenvolvimento do individuo enquanto criança. A literatura vem sendo ao longo dos anos o caminho que leva a criança a desenvolver sua imaginação, sentimentos de forma prazerosa e significativa procurando desenvolver um individuo critico, responsável e atuante na sociedade. Esta pesquisa visa enfocar a importância que a literatura infantil tem, pois ela é fundamental para a aquisição de conhecimentos e informações. É necessário a aplicação coerente de atividades que despertam o prazer de ler, e estas devem estar presentes na vida da criança desde que elas são bebês e deve ser diariamente. Criança não gosta de ler por obrigação, deve-se motivar e procurar despertar o gosto pela leitura. Pois ela exerce notável importância na vida da criança, ou seja, no desenvolvimento emocional ou na capacidade de expressar suas ideias. Na vida existem dois fatores que contribuem para despertar o gosto pela leitura nas crianças, a curiosidade e o exemplo. Sendo assim o livro deveria ser peça fundamental e indispensável em todos os lares.
Após realizar um estudo mais aprofundado sobre literatura infantil onde foi preciso buscar saber em primeiro lugar oque é a literatura infantil , a importância das historias e alguns conceitos, pude perceber que a literatura infantil e a leitura andam lado a lado e são indispensáveis no desenvolvimento do cidadão sendo ele criança ou adulto.
2 - O QUE É LITERATURA INFANTIL
Pode-se dizer que o grande segredo da literatura infantil é trabalhar o imaginário e a fantasia não só das crianças, mas dos adultos também, pois o termo infantil associado com a literatura não quer dizer que ela seja só para crianças, mas para todo o leitor.
Literatura é arte, é algo que é capaz de despertar nas pessoas diversas emoções tais como raiva, tristeza, alegrias, ansiedade e outras mais. Na criança desperta o desejo de perguntar, pensar, questionar e até mesmo de duvidar. O contato com a leitura de textos interessantes faz nos perceber quão importante e cheia de responsabilidade é toda forma de leitura.
COELHO (2000) assim inicia a sua discussão sobre o tema:
Literatura infantil é, antes de tudo, literatura; ou melhor, é arte: fenômeno de criatividade que representa o mundo, o homem, a vida, através da palavra. Funde os sonhos e a vida prática, o imaginário e o real, os ideais e sua possível/impossível realização.
, A literatura infantil é um caminho que leva a criança a desenvolver a imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa.
3- IMPORTÂNCIA DE OUVIR HISTORIAS
Ouvir histórias é um acontecimento tão prazeroso que desperta o interesse das pessoas em todas as idades. Se os adultos adoram ouvir uma boa história, um “bom causo”, a criança é capaz de se interessar e gostar ainda mais por elas, já que sua capacidade de imaginar é mais intensa. O primeiro contato da criança com um texto é realizado oralmente, quando o pai, a mãe, os avós ou outra pessoa conta-lhe os mais diversos tipos de histórias. A preferida, nesta fase, é a história da sua vida. A criança adora ouvir como foi que ela nasceu, ou fatos que aconteceram com ela ou com pessoas da sua família. À medida que cresce, já é capaz de escolher a história que quer ouvir, ou a parte da história que mais lhe agrada. É nesta fase, que as histórias vão tornando-se aos poucos mais extensas, mais detalhada.
A criança passa a interagir com as histórias, acrescenta detalhes, personagens ou lembra de fatos que passaram despercebidos pelo contador. Essas histórias reais são fundamentais para que a criança estabeleça a sua identidade, compreender melhor as relações familiares.
Algum tempo depois, as crianças passam a se interessar por histórias inventadas e pelas histórias dos livros, como: contos de fadas ou contos maravilhosos, poemas, ficção, etc. Têm nesta perspectiva, a possibilidade de envolver o real e o imaginário importante contar histórias mesmo para as crianças que já sabem ler, pois as crianças maiores ouvem as histórias, aprimoram a sua capacidade de imaginação, já que ouvi-las pode estimular o pensar, o desenhar, o escrever, o criar, o recriar. Num mundo hoje tão cheio de tecnologias, onde as informações estão tão prontas, a criança que não tiver a oportunidade de suscitar seu imaginário, poderá no futuro, ser um indivíduo sem criticidade, pouco criativo, sem sensibilidade para compreender a sua própria realidade.
O contato da criança com o livro pode acontecer muito antes do que os adultos imaginam. Muitos pais acreditam que a criança que não sabe ler não se interessa por livros, portanto não precisa ter contato com eles. O que se percebe é bem ao contrário as crianças bem pequenas interessam-se pelas cores, formas e figuras que os livros possuem e que mais tarde, darão significados a elas, identificando-as e nomeando-as. É importante que o livro seja tocado pela criança, folheado, de forma que ela tenha um contato mais íntimo com o objeto do seu interesse. A partir daí, ela começa a gostar dos livros, percebe que eles fazem parte de um mundo fascinante, onde a fantasia apresenta-se por meio de palavras e desenhos.
4- ALGUNS CONCEITOS IMPORTANTES
Inúmeros pesquisadores têm-se empenhado em mostrar aos pais e professores a importância de se incluir o livro no dia-a-dia da criança. Afirma-se que , comparada ao cinema, ao rádio e à televisão, a leitura tem vantagens únicas. Em vez de precisar escolher entre uma variedade limitada, posta à sua disposição por cortesia do patrocinador comercial, ou entre os filmes disponíveis no momento, o leitor pode escolher entre os melhores escritos do presente e do passado. Lê onde e quando mais lhe convém, no ritmo que mais lhe agrada, podendo retardar ou apressar a leitura; interrompê-la reler ou parar para refletir, a seu bel-prazer. Lê o que, quando, onde e como bem entender. Essa flexibilidade garante o interesse continuo pela leitura, tanto em relação à educação quanto ao entretenimento. Chama-se atenção para um contato sensorial com o objeto livro, que, revela "um prazer singular" na criança. Na leitura, por meio dos sentidos, a criança é atraída pela curiosidade, pelo formato, pelo manuseio fácil e pelas possibilidades emotivas que o livro pode conter. "
Quando se tomar contato com qualquer obra nomeada de literatura infantil, antes de tudo deve-se tomá-la como um texto portador de uma linguagem especifica e cujo objetivo tem expressar experiências humanas e, em razão disso, não deve e não pode ser definida com exatidão. Frente a isso podemos dizer que, analisar literatura infantil é analisar uma obra de arte, e, por esse motivo o estudioso ou professor precisa estar ciente de que está diante de um processo de comunicação historicamente construído em que um destinador se dirige a um destinatário, ou seja, um adulto se dirige a uma criança. No caso da literatura infantil, a concepção de literatura esta estreitamente ligada ao que se entende por alfabetização. Pois na historia a alfabetização aparece numa visão mais restrita ao texto verbal, mas ora se amplia para diversos tipos de texto, pois se pode ler um texto visual, o teatro, as pessoas que nos rodeia ou ate mesmo o mundo.
5-O QUE É LER LITERATURA INFANTIL?
Entende-se que há varias possibilidades de fazer sentir imagens por meio da literatura infantil, não apenas por meio da linguagem verbal. Há varias maneiras de construção e percepção de imagens no e pelo texto destinado ao publico infantil. Então devemos entender o ato de ler como um mecanismo em que se faz presente vários processos e sendo assim existe a demanda de varias competências e habilidades. Nem uma leitura torna-se possível sem o funcionamento do cérebro, a leitura é primeira uma operação de percepção, de identificação e de memorização. É preciso lembrar que é importante ao oferecer um livro à criança ver se ele esta adequado à sua maturidade como leitor. O professor pode contribuir para que haja uma amizade entre a criança e o livro tornando ela mais próxima desse objeto e demonstrando todas as possibilidades de diversão ali existentes.
6- A LITERATURA INFANTIL NO CONTEXTO ESCOLAR
Sabe-se que a literatura é arte, e a infantil deve ser apreciada, pesquisada, estudada e por ela ser arte é parte importantíssima na formação do sujeito. O contexto escolar e literatura infantil atuam as duas na formação dos sujeitos buscando a criticidade, a conscientização dos mesmos.
A educação escolar além de ser assegurado por lei tem papel fundamental no desenvolvimento do ser humano. Tem por principio auxiliar e contribuir para o crescimento afetivo e cognitivo dos sujeitos envolvidos. A escola local para ocorrer à educação tem uma responsabilidade enorme ao propiciar momentos de crescimento pleno.
A literatura assim faz parte do contexto escolar que se destina o ensino sistematizado da leitura e da escrita. Na escola a literatura infantil como arte proporciona o contato com o universo mágico e de infindáveis possibilidades ao leitor. A literatura e a leitura têm sem duvida um papel fundamental também ao contexto escolar, pois são riquíssimos agentes formadores.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Desenvolver o gosto e o habito pela leitura é um processo constante e em desenvolvimento diário que começa quando a criança é bebê em casa, tem um aperfeiçoamento na escola e continua pela vida inteira. Há dois fatores determinantes para o desenvolvimento do gosto pela leitura, o primeiro é o que veem de casa que é o exemplo, se a criança houve historia e se tem contato com livros ambos desde cedo e que é estimulada terá mais interesse pela leitura. Outro fator que contribui é a curiosidade, que deve sempre ser cutucada pelo professor, já que esse tem grande influência sobre a criança.
Assim, as condições necessárias ao desenvolvimento de hábitos positivos de leitura, incluem oportunidades para ler de todas as formas possíveis. Frequentar livrarias, feiras de livros e bibliotecas são excelentes sugestões para tornar permanente o hábito de leitura. Num mundo tão cheio de tecnologias em que se vive o lugar do livro parece ter sido esquecido. Há muitos que pensem que o livro é coisa do passado, que na era da Internet, ele não tem muito sentido. Mas, quem conhece a importância da literatura na vida de uma pessoa, quem sabe o poder que tem uma história bem contada, quem sabe os benefícios que uma simples história pode proporcionar, com certeza haverá de dizer que não há tecnologia no mundo que substitua o prazer de tocar as páginas de um livro e encontrar nelas um mundo repleto de encantamento.
A leitura não só desperta na criança o gosto pelos bons livros e pelo hábito de ler como, também, contribui para despertar a valorização exata das coisas, desenvolver suas potencialidades, estimular sua curiosidade, inquietar-se por tudo que é novo, ampliar seus horizontes e progredir.
A leitura é uma atividade que necessita estar na rotina das crianças é importante existir a cumplicidade entre a criança e o contador de histórias, do ponto de vista afetivo, porque a ilustração e o texto ajudam o acesso ao mundo dos adultos.
REFERÊNCIA
COELHO, Nelly Novaes. A Literatura Infantil. São Paulo: Moderna, 2000.
COSTA, Camila Almeida Pinheiro da. Literatura Infantil Indaial: Ed. Grupo UNIASSELVI 2010.
GREGORIN FILHO. José Nicolau. Literatura Infantil: Múltiplas linguagens na formação de leitores. São Paulo: Melhoramentos, 2009.
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