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quarta-feira, 23 de novembro de 2016

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL


Ruanita Dal Soto¹



RESUMO

O mundo todo desperta-se para a importância da Educação Infantil. Até pouco tempo atrás esse ensino era tido como de menor importância, onde se pensava que nessa idade a criança só deveria brincar. Mas depois de muitos estudos chegou-se à conclusão de que essa etapa de vida e aonde a criança se desenvolve, que a criança tem interesses e desejos próprios e que é um ser capaz de interferir no meio em que vive. Por isso está dando-se muita importância para a educação infantil, onde passou de creches para as Escolas de Educação Infantil, sabemos que a estimulação precoce das crianças contribui e muito para o seu aprendizado futuro, desenvolve suas capacidades motoras, afetivas e de relacionamento social. O contato das crianças com os educadores transforma-se em relações de aprendizado. A Educação Infantil socializa, desenvolve habilidades, melhora o desempenho escolar futuro, propiciando à criança resultados superiores ao chegar ao ensino fundamental. A Educação Infantil é o verdadeiro alicerce da aprendizagem, aquela que deixa a criança pronta para aprender e seu ambiente deve ser estruturado para proporcionar aos alunos situações variadas para propiciar um conjunto coerente de estímulos. 
                                                                                                                                                                               Palavras-chave: Crianças. Aprender. Educação.

1 INTRODUÇÃO

A cada dia, são mais recorrentes os estudos que apontam a importância dos primeiros anos de vida para o desenvolvimento da criança. Conforme aponta documento da UNICEF sobre a situação da infância no Brasil (2001), descobertas recentes têm demonstrado convincentemente que a primeira infância, desde a gestação, é a fase mais crítica da pessoa no que diz respeito ao seu desenvolvimento biológico, cognitivo, emocional e social.
Pesquisas científicas sobre desenvolvimento infantil deixam evidente a real importância dos primeiros anos de vida para o desenvolvimento físico, cognitivo, afetivo e social dos seres humanos. A educação infantil tem um papel fundamental na formação do indivíduo e reflete em uma melhora significativa no aprendizado da criança. É na creche ou pré-escola que os pequenos começarão a se conhecer e a conhecer o outro, a se respeitar e a respeitar o outro, e a desenvolver suas habilidades e construir conhecimento.
¹ Pós-graduada em Psicopedagogia. Licenciada em Pedagogia. E-mail: ruanitadalsoto@hotmail.com
Para se realizar um trabalho eficiente e capacitado à criança, uma boa estrutura é essencial. Isso inclui ter material suficiente para que todos consigam compartilhar e um bom espaço de criação. Uma área ao ar livre, mesmo que com poucas árvores, vira uma grande floresta. Uma sala bem cuidada, rica em cores e com variedade de brinquedos e estímulos igualmente possibilita momentos criativos, prazerosos e produtivos.
É importante que tenhamos em mente que educação e infância são fatores essenciais no desenvolvimento, as interações sociais e seus estímulos é que transformarão os pequenos em adultos estruturados. Sabemos que a estimulação precoce das crianças contribui e muito para o seu aprendizado futuro. Desenvolve suas capacidades motoras, afetivas e de relacionamento social. O contato das crianças com os educadores transforma-se em relações de aprendizado.

2 DESENVOLVIMENTO


A concepção de criança e a forma de atendimento a ela dispensado também vêm sofrendo mudanças significativas desde o início da Idade Moderna. Mudamos de uma concepção de criança como um adulto em miniatura para uma de criança como ser histórico e social, de uma mãe indiferente para uma mãe coruja, de um atendimento feito em asilos, por adultos que apenas gostassem de cuidar para um feito em uma instituição educativa, por um profissional da área do qual se exige formação adequada para lidar com as crianças.
 É importante que tenhamos em mente que educação e infância são fatores essenciais no desenvolvimento da cidadania. Trabalhar a democratização do ensino nos primeiros 6 anos de vida é essencial para melhorar o índice de aprendizado dos alunos, estimular desde cedo a busca pelo conhecimento e eliminar as diferenças de origem socioeconômica no desempenho de crianças. Uma amostra de como o ingresso na escola desde cedo faz diferença é o índice de repetentes, que existe nas estatísticas, essa realidade condena um terço da população brasileira ao atraso e mexe desde cedo com a autoestima das crianças.
A relação educação e infância deve ser um processo cultural, na qual a educação, por métodos, didáticas e técnicas eficazes faça com que a criança desenvolva relações intermitentes entre respeito mútuo, justiça, solidariedade, igualdade, assim como liderança e outros fatores predominantes na sociedade, propondo atividades desafiadoras que provoquem desequilíbrios e reequilíbrios, promovendo a descoberta e a construção do conhecimento.
Considerando, no processo de aprendizagem, que a criança tem interesses e desejos próprios e que é um ser capaz de interferir no meio em que vive. Entender a função de brincar no processo educativo é conduzir a criança, ludicamente, para suas descobertas cognitivas, afetivas, de relação interpessoal, de inserção social. A brincadeira leva a criança ao conhecimento da língua oral, escrita, e da matemática, por isso que as escolas de educação infantil devem estar bem estruturadas para receber essas crianças. 
A nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), o Ministério da Educação (MEC), tem o objetivo de assessorar as escolas, elaborar referenciais para um ensino de qualidade da educação básica, os chamados Parâmetros Curriculares Nacionais.
Os “Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Infantil” propõem critérios curriculares para o aprendizado em creche e pré-escola. Buscam a uniformização da qualidade desse atendimento. Os Parâmetros indicam as capacidades a serem desenvolvidas pelas crianças: de ordem física, cognitiva, ética, estética, afetiva, de relação interpessoal, de inserção social e fornecem os campos de ação. Nesses campos são especificados o conhecimento de si e do outro, o brincar, o movimento, a língua oral e escrita, a matemática, as artes visuais, a música e o conhecimento do mundo, ressaltando a construção da cidadania.
Uma escola precisa ser mais do que um lugar agradável, onde se brinca. Deve ser um espaço estimulante, educativo, seguro, afetivo, com professores realmente preparados para acompanhar a criança nesse processo intenso e cotidiano de descobertas e de crescimento. Precisa propiciar a possibilidade de uma base sólida que influenciará todo o desenvolvimento futuro dessa criança


2.1 O ESPAÇO NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
            O espaço escolar, frequentemente, precisa ser adaptado as necessidades quanto ao trabalho com as crianças. O espaça escolar é fundamental, pois tem grande influência no bem-estar das crianças, professores e funcionários. Salas amplas, bem iluminadas e arejadas tornam as crianças mais calmas. Salas pequenas, com pouca iluminação, com certeza desencadearão alunos agitados e agressivos. 
Considerando a quantidade de horas que as crianças passam no cenário “escolas”, é fácil pensar que este ambiente será de significação relevante na história e na vida delas e que, portanto, deve ser devidamente pensado e planejado em função dos objetivos, dos sujeitos. Trata-se de utilizar a escola como uma ferramenta pedagógica (MUNTANOLA, 1980 apud ARRIBAS, 2004, p. 364).
                A organização de espaços abertos a todos, crianças e famílias, o desenvolvimento de atividades compartilhadas, o estabelecimento de parcerias e o diálogo constante da gestão da instituição com a equipe de profissionais, crianças e suas famílias. A definição de espaços e tempos, em função de uma concepção de infância e de atendimento que inclua as crianças e suas famílias, é primordial. Isto porque a organização do tempo e do espaço, nas instituições de Educação Infantil, vai denotar o projeto pedagógico ali vivido.
O espaço deve então ser múltiplo e ao mesmo tempo proporcionar ambientes de vivências individuais, deve conter os elementos que nos constituem enquanto seres que sentem pelo cheiro, pelo toque, pelo gosto, pelo olhar e pela audição. Espaços para as infâncias são espaços que as traduzem, mas também as modificam, que as acolhem em um momento e em outro as libertam para criar, recriar e manifestar a sua cultura. Um espaço que seja um espaço/criança. E para isso deve-se compreender que a criança gosta de ficar sozinha, gosta de ficar com os adultos, mas do que ela mais gosta é de ficar brincando com os seus pares, imitando, reproduzindo e recriando, enfim, criando cultura infantil. 
Ter um ambiente aconchegante, que proporcione o descanso é, pelo que se percebe nas ações das crianças, algo que lhes agrada. A partir do momento em que se criam espaços novos em uma sala, podemos observar que as interações se tornam, por um tempo, mais duradouras, já que a curiosidade acaba unindo as crianças para um objetivo comum. Um ambiente que possibilite as relações, a expressão das múltiplas formas de linguagem, a vivência livre de seu imaginário. Esta indicação não se restringe aos momentos de sono, mas a todas as situações propostas, tanto pelas profissionais quanto pelas crianças, dentro das escolas. 

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS
            
A Educação Infantil é o verdadeiro alicerce da aprendizagem, aquela que deixa a criança pronta para aprender, para se desenvolver um adulto com muitas capacidades. A Educação Infantil contribui sim, na formação do indivíduo, e, consequentemente, do cidadão ativo e participante da sociedade, pois transmite valores, regras, atitudes, dentre outros que são essenciais e os quais serão lembrados e utilizados por toda a vida, proporcionando experiências e interações com o mundo social e físico de forma ajustada às sucessivas idades que abrange, seguindo princípios pedagógicos de acordo com o desenvolvimento precoce.
Uma vez entendido o verdadeiro sentido dessa etapa e a importância em relação à formação do homem, a educação disporá de novos rumos que engrandeçam a sua ação para as crianças pequenas. Quanto mais rapidamente todos entenderem a importância da Educação Infantil a realidade educativa de instituições e profissionais, e assim das crianças, mais eficazmente se reconhecerá a relevância e premência da educação como instrumento de mudança para país.



REFERÊNCIAS


MULLER, Ana Paula Pamplona Da Silva. Pedagogia Da Educação Infantil. IndaialEditora: Grupo UNIASSELVI. 2008.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                               

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