Alfabetização
Profº: Andreia
Nigaretta da Rosa
Construir
conhecimento faz parte do desenvolvimento integral do homem, sendo assim
buscam-se cada vez mais meios e formas de estar sempre em constante construção
desse conhecimento. A educação é a melhor forma de desenvolver um individuo de caráter,
começa em casa e tem continuidade na escola, nesse ambiente a criança passa por
varias etapas, mas sem dúvidas a mais importante é a alfabetização, pois, a
partir dela o individuo vai crescer em conhecimentos, o processo de
alfabetização é contínuo, ele não se restringe à aprendizagem da leitura e
escrita, ele é muito mais amplo um dos aspectos mais importantes no Ciclo de
Alfabetização, sem dúvida, é fazer com que as crianças compreendam o
funcionamento do sistema de escrita, além de compreender o processo de escrita é
preciso fazer com que seja um leitor, não simplesmente um leitor, deve ao mesmo
tempo ler e entender o que esta lendo, além de decifrar a palavra deve fazer
uma relação dela com o texto. São de suma importância dentro da alfabetização que os projetos
didáticos, as sequências didáticas e as sequências de atividades estejam
presentes, pois, alavancam aprendizagens significativas, a partir do
pressuposto de que são pensados tendo em vista os interesses e as necessidades
das crianças, métodos
específicos para a alfabetização não se pode dizer que um é melhor que o outro
o que se pode é avaliar o que há de melhor em cada um e junta-los e aproveitar
da melhor maneira.
O processo de alfabetização deve se
ter conhecimento da realidade de cada aluno, já que fatores afetivos,
emocionais e sociais podem influenciar neste período. As crianças estão sendo
alfabetizadas cada vez mais cedo, basta avaliarmos até que ponto a criança esta
preparada para isso acontecer. As atividades de alfabetização quando bem
planejadas promovem situações de aprendizagem, isto é, o resultado da atividade
planejada pelo professor com a intervenção pedagógica realizada durante esta
atividade, para incidir na aprendizagem dos alunos. Além do mais, é importante
considerar as experiências que a criança teve ou não em relação à leitura e à
escrita, incluindo os critérios que definem estar alfabetizado no contexto
daquela cultura.
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