PROJETO
EDUCAÇÃO FISCAL
PÚBLICO ALVO: 3° ANO
DURAÇÃO DO PROJETO: 18 DE MAIO
DE 2022 À DEZEMBRO DE 2022
PROFESSORA: FERNANDA REGINA
GABRIEL
TEMA: EDUCAÇÃO FISCAL E A
IMPORTÂNCIA DA NOTA FISCAL
JUSTIFICATIVA:
Ao trabalhar educação fiscal devemos estar atentos as mais variadas áreas
em que a sua atuação e relevância se faz necessária ao desenvolvimento da
cidadania e desenvolvimento da sociedade, sendo dessa forma indispensável à
fiscalização de nossos tributos e suas destinações.
Assim trabalhar Educação Fiscal e sua
importância no âmbito social por meio da escola é de extrema necessidade para
poder formar cidadãos conscientes do seu papel em relação aos problemas,
soluções e destinação financeira e econômica de seu País, Estado ou Município,
bem como entender como acontece com cada tributo pago e a importância de se
pagar os mesmos e exigir a Nota Fiscal de Compra. Aprendendo desde cedo,
poderão auxiliar seus familiares a desenvolverem um papel de pessoas atuantes e
participativas, auxiliando seu município da forma correta.
OBJETIVO
GERAL:
Compreender
a importância de educar para fiscalizar o uso dos tributos e o exercício da
cidadania.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
Ensinar
aos alunos o que acontece com os tributos arrecadados e pagos por sua família;
Reconhecer
e saber o valor de cada nota de dinheiro;
Entender
como o cidadão atua na fiscalização do uso dos tributos;
Compreender
a importância de pedir sempre a nota fiscal.
Resolver e elaborar problemas que envolvam a
comparação e a equivalência de valores monetários do sistema brasileiro em
situações de compra, venda e troca.
Desenvolver nos alunos a noção de compra e venda de
forma consciente; gerenciar os débitos e créditos da renda familiar;
RECURSOS/ MATERIAIS:
Vídeo introdutório: https://youtu.be/no5qB2F1wSU
Embalagens de produtos alimentícios (leite, açúcar,
feijão, azeite, embalagens em geral);
Dinheiro ilustrativo;
Placa que corresponderá a sinalização do mercado e
o caixa onde será finalizada a aquisição dos alimentos;
METODOLOGIA:
O
projeto ocorrerá de maio à dezembro, por meio de conversas sobre o tema,
palestras, textos, cantigas, vídeos.
Para
dar abertura ao projeto os alunos assistiram dois vídeos explicativos sobre o
tema, onde puderam ver com mais clareza o que é imposto, nota fiscal, recursos,
dinheiro, após assistirem houve uma conversa sobre, onde todos puderam expor o
que já conheciam sobre o tema e o que aprenderam.
Bem
como realizaram a cópia de um texto explicativo sobre o tema.
Em seguida conversamos sobre a importância de
sermos compradores conscientes, de saber o que gastar e qual a melhor maneira
de gastar o seu dinheiro.
Pensando assim optamos por realizar um “Mercadinho
na Escola”, para ver se todos haviam compreendido a forma correta de gastar o
seu dinheiro.
Para essa atividade foi solicitado aos alunos para
que trouxessem embalagens vazias de produtos alimentícios ou de higiene pessoal
com o objetivo de utilizá-los em nosso mercadinho.
Assim sendo quando todos trouxerem, na data
estipulada pela professora com a turma foi organizado o comércio representativo
em sala de aula. Todos os alunos receberam um valor de R$100, em dinheiro
ilustrativo, para que pudessem realizar as compras dos produtos desejados,
todavia não poderá ultrapassar o valor em mãos já recebido, lembrando que
deveriam realizarem compras conscientes. Todos serão convidados a participar do
comércio local. Após a compra serão direcionados ao caixa do supermercado em
que deverão realizar o pagamento das compras feitas e solicitarem a sua nota
fiscal.
MERCADO GENERAL
No dia seguinte ao nosso mercadinho, fizemos uma
roda de conversa sobre nossa atividade questionando pontos positivos de nossa
atividade e que cada expusesse sua opinião e o que aprenderam.
Com o
objetivo de irmos além da sala de aula com as aprendizagens adquiridas,
dialogamos sobre algum objeto que os alunos gostariam de comprar, porém ainda
não conseguiram adquirir, pedimos que dialoguem com os pais em casa como podem
auxiliar na renda em suas casas.
No decorrer dos dias, sempre retornamos ao assunto
educação fiscal, instigando os alunos a continuarem expondo em que pontos estão
conseguindo auxiliar os pais em casa.
Para reforçar o fato de que os alunos devem saber
economizar e serem conscientes desde cedo, propus aos mesmos que escrevessem em
uma Lista de Desejos, quais objetos tem interesse em adquirir e questionei como
eles poderiam conseguir o valor necessário para conseguir o bem que deseja.
A resposta foi unanime: - Economizando professora.
E assim construímos um cofrinho para que pudessem
economizar e finalmente comprar o que desejasse.
AVALIAÇÃO:
Os alunos se envolveram bastante na atividade,
fizeram tudo com um empenho significativo, desde a coleta de materiais até o
momento mais esperado... O mercadinho.
A interação dos pequenos foi imensa, se empenharam
ao máximo para realizar as atividades com dedicação, pensaram nas compras que
deveriam fazer, lembrando que não deveriam somente comprar coisas não tão
essenciais, mas que também deviam se preocupar com o restante da família,
comprando mantimentos que seriam úteis. Em todos os alunos foi nítida a
preocupação com a família, com os irmãos, eles não pensaram somente em si.
Todos se preocuparam em não gastar todo o seu
dinheiro, pois pensaram que se precisassem do mesmo em alguma outra necessidade
não teriam algum valor, se gastado todo. Segundo os próprios alunos relataram
estar prontos para se um dia os pais pedirem que façam as compras do mês,
sabendo o que é necessidade de todos e o que é apenas uma vontade de momento.
Todos lembraram ao fim das compras de pedirem a sua
nota fiscal para comprovarem seus gastos e saber que assim estão auxiliando o
seu município a desenvolver-se melhor.
O compromisso que segue todos os dias em mim
professora e nos alunos é estarem sempre reforçando em casa, com suas famílias
e amigos, a importância de saber comprar, economizar e auxiliar o município.
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