Bem Vindos

Seja Bem Vindo

sexta-feira, 12 de agosto de 2022

O VALOR DO RESPEITO MÚTUO:

 

PROJETO RESPEITO

 

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL GENERAL AMÉRICO DE MOURA

 

PÚBLICO ALVO: 2° ANO

 

DURAÇÃO DO PROJETO: 08 DE JULHO /2022 Á 13 de JULHO/ 2022.

 

PROFESSORA: VANESSA DOS SANTOS WESCHENFELDER

 

TEMA – O VALOR DO RESPEITO MÚTUO

 

1.    APRESENTAÇÃO

A afetividade e o respeito com o próximo são importantíssimos para o aprendizado, pois o afeto é considerado a energia necessária para que o cognitivo possa operar, e assim a criança consiga aprender. A criança precisa de afeto, precisa se sentir amada, numa relação de pertencimento ela se sentirá segura na realização de suas ações.

Na escola não é diferente, mas para que isso aconteça é necessário que haja interação entre educador e educando. Nessa relação mútua os alunos poderão se conhecer melhor, conhecer o objeto de estudo, bem como as pessoas que os cercam, tendo assim, um desenvolvimento satisfatório, aprendendo com maior facilidade. Percebe-se que o aluno precisa sim de afeto e de uma relação boa com seu professor, só assim terá vontade de aprender.

O professor deve ter uma relação afetiva com seus alunos, deve escutá-lo, tratá-lo bem, independente de qual seja a religião, etnia ou classe social. Pelo pressuposto de Ferreira (1999, P.62):

 

A afetividade supõe que é um conjunto de fenômenos psíquicos que se manifestam sob a forma de emoções, sentimentos e paixões, acompanhados sempre dá impressão de dor ou prazer, de satisfação ou insatisfação, de agrado ou desagrado, de alegria ou tristeza.

 

            Para que as pessoas possam se relacionar bem, esse conjunto de fenômenos psíquicos deve fazer parte de suas vidas, elas necessitam dessa afetividade, para se sentir queridas, amadas e seguras em seus relacionamentos.

            Sendo assim, buscou-se trazer para os educandos atividades relacionadas a diversidade, respeito ao próximo e a saber conviver com diferentes pensamentos.

 

2.    JUSTIFICATIVA

         A ideia surgiu através da observação e da necessidade de trabalhar a
afetividade, a amizade, o respeito pelo outro e a importância dele em
nossa vida. Partilhando sentimentos,  dizendo e ouvindo o que o outro
pensa, transformando as ações em um ato de afeto e carinho.

Dessa maneira, pensou-se a proposta de atividades relacionadas ao convívio com o próximo, e a importância do respeito com os demais. Propiciando atividades de interação e diálogo com os educandos.  
           Para que os estímulos tornem produtivos, é preciso
 que os educadores procurem meios de amenizá-la. Portanto este
projeto foi estruturado procurando métodos, a fim de amenizar conflitos recorrentes em sala de aula.

 

3.    PÚBLICO ALVO

 

O público-alvo identifica-se como sendo os alunos do 2º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental General Américo de Moura, turma na qual será aplicado o projeto.

 

4.    OBJETIVO GERAL

 

Mostrar ao educando a importância do afeto com as pessoas. Que o mesmo possa compreender a necessidade de uma boa relação com os demais indivíduos.

 

5.    OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 

    - Demonstrar equilíbrio nas relações, atitudes de cooperação, respeito, afeto e aceitação perante os demais colegas;

    - Realizar atividades de grafia, recorte, colagem e desenho;

    - Vivenciar situações de socialização e interação com os amigos;

    - Desenvolver a criatividade e a imaginação através das atividades propostas;

    - Cuidar de si e do próximo;

    - Respeitar limites e obedecer a regras;

      

6.    METODOLOGIA

 

Durante o período de aplicação do Projeto Respeito, buscarei desenvolver as linguagens, atraindo as crianças para o cotidiano e também para seu mundo de imaginação através de 2 histórias infantil, a primeira remete-nos a refletir sobre o respeito, que somos igual uma folha em branco, quando apagada jamais volta a ser a mesma. A segunda história narra sobre o companheirismo que necessitamos da ajuda do próximo em nossas vidas. Assim desenvolvendo a interação e diálogo de todos. Proporcionando a caixa de som com a música “ser diferente é normal” buscarei instigar as crianças sobre a letra da música, e qual o recado que a mesma tenta nos repassar.

As aulas serão de forma dinâmica, com músicas, livros e a construção de uma fábula a partir de uma história contada. Criando também, um cartaz “ o mundo de boas atitudes” as frases criadas serão dialogadas com os pais das crianças, como tema de casa.

Juntamente com a forma dinâmica de se trabalhar, ocorreu a formação de frases com itens elencados a partir das histórias, e também a separação de sílabas.

 

7.    RECURSO


Para a realização das atividades utilizou-se cadernos, lápis, lápis de cor, canetinhas, folhas de oficio, EVA, caixa de som, 2 livros para contar histórias.

 

8.    AVALIAÇÃO

 

Os alunos estarão sendo avaliados globalmente durante o desenvolvimento do projeto, através da observação contínua no desenvolvimento de novos hábitos em relação a si e ao próximo através dos depoimentos e relatos diários.

 Acompanhando no desempenho de suas atividades, no desenvolvimento da atenção, interesse e assimilação das atividades propostas e nas relações e manifestações com os amigos e educadores.


9.    RESULTADO ESPERADO

 

Iniciou-se este projeto por necessidade de um ambiente escolar mais saudável, verificando a falta de afeto e respeito com os colegas, educadores e funcionários do ambiente escolar.

            As atividades realizadas com os educandos obtiveram melhoramento no comportamento da turma e aceitação de opiniões. Dando a compreender que as atividades propostas obtiveram excedo em suas conclusões.

 


10. ANEXOS

 

Atividades realizadas a fim de alinhar a teoria com a prática de acordo com os conhecimentos adquiridos referente ao Projeto Respeito: Tema – O valor do respeito mútuo.

 

IMAGEM 01: Escutando a música “ Ser diferente é normal”, para darmos início ao Projeto Respeito.



                                                 Fonte: Arquivo pessoal (2022)

 

IMAGEM 02: Após  contar a história “ As coelhinhas que não sabiam respeitar”, realizou-se a construção de diferentes faces, para diálogo e compreensão de que não somos iguais, cada um possui suas características e devemos respeita-las.

 

                                              Fonte: Arquivo pessoal (2022)

 

IMAGEM 03: Contar a  história “ O leão e o Rato” história a qual trouxe como tema a importância de ajudar o próximo, pois algum dia poderemos precisar do outro.


                                      Fonte: Arquivo pessoal (2022)

IMAGEM 04 E 05: Após diálogo sobre a história “ O leão e o Rato”, as crianças construíram uma fábula narrando os acontecimentos da história acima.


                         

                                                                 Fonte: Arquivo pessoal (2022)

IMAGEM 06: Fábulas confeccionas pelos educandos.



                                                                         Fonte: Arquivo pessoal (2022)

IMAGEM 07 E 08: Construção do cartaz “ Mundo de boas atitudes”, cada criança escreveu sua frase em um papel de oficio e colou a mesma no EVA.

 




                                                                            Fonte: Arquivo Pessoal (2022)

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário