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quarta-feira, 18 de novembro de 2020

NOTA FISCAL GAÚCHA E EDUCAÇÃO FISCAL

 

 

CONSCIENTIZAÇÃO FISCAL: CONSTRUINDO CIDADÃO CONSCIENTES

  1. APRESENTAÇÃO

A escola é o ambiente primário da socialização fora da família, sendo um dos espaços primordiais para a construção da personalidade de cada um. Cada indivíduo que ingressa na escola tem a oportunidade de construir as próprias opiniões, compartilhar ideias e, em último lugar, formar a própria personalidade.

A escola é o lugar onde a criança deverá encontrar os meios de se preparar para realizar seus projetos de vida, a qualidade de ensino é, portanto, condição necessária tanto na sua formação intelectual quanto moral. Nesse sentido, o presente projeto tem como finalidade mostrar para os alunos do 3° ano do ensino fundamental a importância da educação fiscal para a construção de uma sociedade mais igualitária, bem como, na conscientização da sociedade sobre a função socioeconômica dos tributos e sua conversão em benefícios para a mesma.

No intuito de possibilitar que nossos estudantes exerçam a cidadania de forma participativa, responsável e solidária, o trabalho com Educação Fiscal direciona a uma postura participativa dos estudantes evidenciando seu papel como agente de transformação no meio social em que está inserido. Acredita-se que projetos como esses são extremamente significativos pois forma cidadãos capazes de compreender a função social dos tributos, bem como, cidadãos motivados para o exercício da cidadania plena.

  1. JUSTIFICATIVA

O ambiente escolar é um espaço de construção do conhecimento e a educação escolar precisa ser uma prática que viabilize a compreensão da realidade atual com a formação de indivíduos atuantes, críticos e sensíveis, sendo, portanto fundamental o papel da escola na formação da cidadania. Dessa forma o presente  projeto tem como finalidade maior, estar educando nossos alunos para uma prática sadia de cidadania. Para tanto, o trabalho no âmbito escolar será o de, através de textos pertinentes e outras atividades, mostrar como é o processo de arrecadação e manutenção dos serviços públicos ofertados à comunidade onde o aluno está inserido. Essa é a grande justificativa do presente projeto.

  1. PÚBLICO ALVO

A turma a qual o projeto foi aplicado é a turma do 3° ano do ensino fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental General Américo de Moura.

  1. OBJETIVO GERAL

Conscientizar os alunos sobre a importância dos impostos e da aplicação dos recursos gerados por eles, despertando com isso  os valores necessários para que o aluno se torne um cidadão digno, ciente de seus direitos e deveres condizentes com seu papel na sociedade.

  1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Sensibilizar o aluno visando o desenvolvimento da consciência para o pleno exercício de sua cidadania;

Motivar os alunos para a conservação do bem comum, como forma de exercício da cidadania;

Destacar a relevância do conhecimento sobre Educação Fiscal para a formação do cidadão.

  1. METODOLOGIA

O projeto CONSCIENTIZAÇÃO FISCAL: CONSTRUINDO CIDADÃOS CONSCIENTES, foi desenvolvido a partir da leitura de textos, vídeos e músicas  que levem à reflexão do aluno sobre a importância da participação do cidadão nas ações da referente temática. Os textos, músicas e vídeos trabalhados tiveram a finalidade de serem fios condutores e através da sua leitura, os alunos conseguiram  estar formando opiniões e definindo conceitos sobre a importância da participação de todos no processo.

  1. RECURSOS

Livros, notas fiscais, panfletos, internet, músicas, vídeos e textos explicativos.

  1. AVALIAÇÃO

A avaliação será contínua e processual, de forma natural, através das experiências promovidas e dos registros de atividades vivenciadas ao longo do processo de aprendizagem.

  1. RESULTADOS ESPERADOS

Foi possível perceber que o projeto foi de extrema importância para os alunos, pois com o mesmo foi possível estimular a conscientização dos estudantes sobre a importância do seu papel na busca de uma sociedade mais justa e igualitária. A partir do projeto, também foi possível notar que os alunos participaram de forma efetiva na elaboração das atividades e conseguiram alcançar um resultado bastante satisfatório.

 

 

 


Diretora Ediane Brietzke

 

 


Professor Cassiano Assunção

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