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quinta-feira, 4 de julho de 2019

O EDUCADOR E A MATEMÁTICA


A Escola é um dos lugares onde o ser humano tem oportunidades de desenvolver-se como cidadão do mundo, capaz de participar da sociedade de desenvolver sias possibilidades de ser e de tornar se cada vez mais e mais uma pessoa autônoma e segura de seu pensar e agir.
Da mesma forma que a sociedade à Escola a função de educar, a Matemática pode ser considerada como um conhecimento construído socialmente pela humanidade. Assim, Escola e Matemática são criações humanas desenvolvidas nas sociedades   onde o homem vive compreendendo, interpretando e comunicando essas criações, elaborando novas construções e novos conhecimentos.
A Matemática é de suma importância na vida do aluno, ajuda na formação de sua personalidade. Está presente em todos os momentos da vida do indivíduo.
Atualmente poucas ciências podem ser aprendidas ou ensinadas sem o auxilio da Matemática.
O desenvolvimento da Matemática durante este século tem sido notável, em ambos os aspectos – puros e com meio de explicação cientifica. Não existe uma Matemática padrão como que oposta a uma nova Matemática moderna e o uso de ambos os termos deve ser rejeitado. Há apenas uma Matemática unificada que evoluiu de toda experiência passada.
As atividades do século trouxeram à tona uma mudança de conceitos não apenas em Matemática, mas em todas as ciências. Esta evolução de nossa sociedade e sua cultura teve lugar num passo muito mais rápido que a renovação de nossa educação escolar de uma geração para a outra. Em toda esta mudança talvez seja a Matemática que tenha dado a mais severa lição ao mundo da educação, ou seja, a crença em que o reino das ideias prontas aprendidas na escola bastaria ao individuo por toda a vida, terminou agora.
Mais do que ensinar a nossa criança apenas um conjunto de habilidades matemáticas e programar sua mente como se programa um computador, é de suma importância desenvolver conceito estruturais fundamentais e unificados que serão retidos permanentemente e formarão uma base para o estudo continuado e uso da Matemática.
O aluno aprende melhor matemática quando compreende e encontra nela alguma significação em relação à sua vida.
Por este motivo a participação ativa do aluno é o principal fator para que hajas aprendizagem. A aprendizagem deve partir do concreto. É essencial que o aluno manipule este material, formule sias regras chegando a redescoberta.
O professor deve conduzir a aprendizagem combinando descoberta  e aplicação, compreensão e prática, interesse e esforço.
O conhecimento deve obedecer a uma sequencia logica no desenvolvimento dos assuntos, partindo sempre do mais simples, graduando as dificuldades, seguindo métodos e processos adequados, atendendo as dificuldades individuais.
O professor não e apenas um comunicador, mas também um modelo. Alguém que não veja nada de belo ou eficaz na Matemática não será capaz de despertar nos outros o sentimento de entusiasmo inerente ao assunto. Um professor que não queria, ou não possa, dar vazão à sua própria intuição, dificilmente será eficaz em estimular a intuição de seus alunos. Ser tão inseguros a ponto de temer ser apanhado em erro não tornará o professor um modelo convincente de ousadia. Se o professor não arrisca uma hipótese duvidosa, como poderá o aluno fazê-lo?
Para comunicar conhecimento e oferecer um modelo de competência o professor deve ter liberdade para ensinar e para aprender.
O ensino da Matemática deve se trabalhar em função de ideias centrais, isto é, partindo sempre da ideia central e relacionando as que elas se relacionam.
O professor deve ser um incentivador  do desenvolvimento de instinto de observação e pesquisa do aluno, proporcionando ao mesmo estruturar seu pensamento, levantando hipótese e chegando a conclusões.
O professor deve, dentro da sala de aula, adequar o ambiente, para que através de jogos e experiências, o  aluno chegue a formulação de um conceito teórico, com isso o aprendiz elabora o conceito, em contato direto, com objetos materiais, ou com os fatos, ou com os fenômenos, ou em situações reais de vida.
Assim, ao ir manipulando um objeto material ou ir realizando um experimento, o aprendiz conseguira elaborar o conceito, assim é possível realizar uma aprendizagem verdadeira.
Desta forma, pesquisadores da educação tem enfatizado a importância da atividade do aluno na elaboração dos conceitos. O papel do professor é de real importância, pois é ele que deverá proporcionar ao aluno condições e situações para que aconteça uma afetiva aprendizagem.
O ensino da Matemática muitas vezes tem representado um obstáculo ao desenvolvimento da criança.   Eliminar as situações raras em que professores entusiasmados imprimem vida ao ensino, a aprendizagem da Matemática é considerada muito difícil e o processo de desenvolvimento das crianças, em lugar de ser facilitada, encontra grandes obstáculos .
O professor explora as melhores formas de levar as crianças a entenderem problemas matemáticos. Mas muitas crianças não aprendem. Isto ocorre porque, provavelmente, os professores analisam como eles mesmos aprendem e não como as crianças aprendem. A melhor forma de ensinar é aquela que se baseia numa forma particular de se aprender.
O tempo que se perde para discutir ideias com compreensão, com certeza se ganha mais tarde.
O professor deve procurar estar sempre atualizado, assimilar as teorias de aprendizagem que proporcionam sua melhor atuação como professor de Matemática,  formando assim cidadãos aptos a enfrentar o mundo da contemporaneidade.

ALZIRA GAVIRAGHI BETTIO  Pós-Graduação em Matemática
Professora da rede municipal de Barra do Guarita
Escola General Américo de Moura


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