A Escola é um dos lugares onde o ser
humano tem oportunidades de desenvolver-se como cidadão do mundo, capaz de
participar da sociedade de desenvolver sias possibilidades de ser e de tornar
se cada vez mais e mais uma pessoa autônoma e segura de seu pensar e agir.
Da mesma forma que a sociedade à
Escola a função de educar, a Matemática pode ser considerada como um
conhecimento construído socialmente pela humanidade. Assim, Escola e Matemática
são criações humanas desenvolvidas nas sociedades onde o homem vive compreendendo,
interpretando e comunicando essas criações, elaborando novas construções e
novos conhecimentos.
A Matemática é de suma importância na
vida do aluno, ajuda na formação de sua personalidade. Está presente em todos
os momentos da vida do indivíduo.
Atualmente poucas ciências podem ser
aprendidas ou ensinadas sem o auxilio da Matemática.
O desenvolvimento da Matemática
durante este século tem sido notável, em ambos os aspectos – puros e com meio
de explicação cientifica. Não existe uma Matemática padrão como que oposta a
uma nova Matemática moderna e o uso de ambos os termos deve ser rejeitado. Há
apenas uma Matemática unificada que evoluiu de toda experiência passada.
As atividades do século trouxeram à
tona uma mudança de conceitos não apenas em Matemática, mas em todas as
ciências. Esta evolução de nossa sociedade e sua cultura teve lugar num passo
muito mais rápido que a renovação de nossa educação escolar de uma geração para
a outra. Em toda esta mudança talvez seja a Matemática que tenha dado a mais
severa lição ao mundo da educação, ou seja, a crença em que o reino das ideias
prontas aprendidas na escola bastaria ao individuo por toda a vida, terminou
agora.
Mais do que ensinar a nossa criança
apenas um conjunto de habilidades matemáticas e programar sua mente como se
programa um computador, é de suma importância desenvolver conceito estruturais
fundamentais e unificados que serão retidos permanentemente e formarão uma base
para o estudo continuado e uso da Matemática.
O aluno aprende melhor matemática
quando compreende e encontra nela alguma significação em relação à sua vida.
Por este motivo a participação ativa
do aluno é o principal fator para que hajas aprendizagem. A aprendizagem deve
partir do concreto. É essencial que o aluno manipule este material, formule
sias regras chegando a redescoberta.
O professor deve conduzir a
aprendizagem combinando descoberta e
aplicação, compreensão e prática, interesse e esforço.
O conhecimento deve obedecer a uma
sequencia logica no desenvolvimento dos assuntos, partindo sempre do mais
simples, graduando as dificuldades, seguindo métodos e processos adequados,
atendendo as dificuldades individuais.
O professor não e apenas um
comunicador, mas também um modelo. Alguém que não veja nada de belo ou eficaz
na Matemática não será capaz de despertar nos outros o sentimento de entusiasmo
inerente ao assunto. Um professor que não queria, ou não possa, dar vazão à sua
própria intuição, dificilmente será eficaz em estimular a intuição de seus
alunos. Ser tão inseguros a ponto de temer ser apanhado em erro não tornará o
professor um modelo convincente de ousadia. Se o professor não arrisca uma
hipótese duvidosa, como poderá o aluno fazê-lo?
Para comunicar conhecimento e
oferecer um modelo de competência o professor deve ter liberdade para ensinar e
para aprender.
O ensino da Matemática deve se
trabalhar em função de ideias centrais, isto é, partindo sempre da ideia
central e relacionando as que elas se relacionam.
O professor deve ser um incentivador do desenvolvimento de instinto de observação e
pesquisa do aluno, proporcionando ao mesmo estruturar seu pensamento,
levantando hipótese e chegando a conclusões.
O professor deve, dentro da sala de
aula, adequar o ambiente, para que através de jogos e experiências, o aluno chegue a formulação de um conceito
teórico, com isso o aprendiz elabora o conceito, em contato direto, com objetos
materiais, ou com os fatos, ou com os fenômenos, ou em situações reais de vida.
Assim, ao ir manipulando um objeto
material ou ir realizando um experimento, o aprendiz conseguira elaborar o
conceito, assim é possível realizar uma aprendizagem verdadeira.
Desta forma, pesquisadores da
educação tem enfatizado a importância da atividade do aluno na elaboração dos
conceitos. O papel do professor é de real importância, pois é ele que deverá
proporcionar ao aluno condições e situações para que aconteça uma afetiva
aprendizagem.
O ensino da Matemática muitas vezes
tem representado um obstáculo ao desenvolvimento da criança. Eliminar as situações raras em que
professores entusiasmados imprimem vida ao ensino, a aprendizagem da Matemática
é considerada muito difícil e o processo de desenvolvimento das crianças, em
lugar de ser facilitada, encontra grandes obstáculos .
O professor explora as melhores
formas de levar as crianças a entenderem problemas matemáticos. Mas muitas
crianças não aprendem. Isto ocorre porque, provavelmente, os professores
analisam como eles mesmos aprendem e não como as crianças aprendem. A melhor
forma de ensinar é aquela que se baseia numa forma particular de se aprender.
O tempo que se perde para discutir
ideias com compreensão, com certeza se ganha mais tarde.
O professor deve procurar estar
sempre atualizado, assimilar as teorias de aprendizagem que proporcionam sua
melhor atuação como professor de Matemática,
formando assim cidadãos aptos a enfrentar o mundo da contemporaneidade.
ALZIRA GAVIRAGHI BETTIO
Pós-Graduação em Matemática
Professora da rede municipal de Barra do Guarita
Escola General Américo de Moura
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