A utilização de jogos matemáticos no
ensino proporciona um grande estímulo ao aprendizado, pois, além de motivar os
alunos, exigem aumento da concentração, estimula a memória, a disciplina, a
manipulação de informações e o raciocínio lógico dos alunos.
NOVAES(2016).
Propõe uma aplicação do jogo Sodoku como sendo uma forma diferente de aprender
matemática e desenvolver o pensamento.
O desafio do professor, pela busca de uma
aula que faça e seja divertida ao aluno, ao mesmo tempo que garanta o
aprendizado, que é constante. O jogos passam a ser uma opção para tentar
concretizar esse desafio. Nesse intuito, o trabalho desenvolvido se dedica a
investigar e analisar o jogo de Sodoku, verificando os tipos de raciocínio, de
estratégias que surgirão durante o jogo, bem como a reação dos envolvidos a
ele.
As turmas escolhidas foras as do5º, 6º e
7º ano do ensino fundamental, sendo que as turmas confeccionaram o material,
construíram as tabelas(grade), que foram subdivididas em sub-grades, confecção
dos números e pinturas das grades.
Após este trabalho de organização deste
material, foi o momento de abordar o jogo Sodoku nas diversas formas e níveis,
de acordo com o ano na qual é abordado, e repassar algumas estratégias à seguir
durante a aplicação do jogo. Posteriormente foi o momento da interação aluno/
jogo, de distribuir e posicionar os números, preencher as grades, de verificar
se os procedimentos adotados no momento estão sendo corretos, de discussão
entre os integrantes grupo sobre as formas de preenchimento das grades. Foi
possível perceber o interesse dos alunos
na atividade, notou-se curiosidade e disposição dos alunos em entender e vencer
o jogo a eles proposto, identificando também raciocínios coerentes
principalmente na forma de preenchimento
das grades, necessários a sua resolução, bem como destacar que os
alunos, em sua maioria, tiveram uma boa aceitação para tal jogo.
No final, você irá perceber que o
comportamento dos alunos na sua aula irá mudar, ficarão mais participativos e
motivados. Isso vai ajudar a quebrar aquela “barreira” entre eles e a
matemática, além de melhorar o rendimento e a autoestima da turma.
Professor
ORLI CÉSAR DA CRUZ
Pós Graduado
em Matemática
Professor da Escola General Américo de Moura
Nenhum comentário:
Postar um comentário