PROJETO
A leitura
como fonte de prazer e aprendizagem
Este projeto que vamos desenvolver tem por finalidade o trabalho com o 3° ano do
ensino fundamental de forma lúdica e interativa. Os alunos receberão a incumbência
de pesquisar, escolher, ler individualmente, dupla, grupo e socializar com
demais colegas e funcionários da escola,
em data e local previamente combinado.
OBJETIVO
Geral
O trabalho com a leitura tem por objetivo
principal desenvolver nos alunos as habilidades de pensamento, concentraçã,
sentir o gosto da leitura além de maiores conhecimentos de interpretação,
escrita, ortografia, imaginação e criatividade.
Objetivos Específicos
•
Despertar o prazer da leitura dos diferentes gêneros;
•
Aguçar o potencial cognitivo e criativo;
•
Possibilitar o acesso as diversas práticas pedagógicas de
leitura na escola, buscando efetivar enquanto processo a leitura e a escrita;
•
Estimular o desejo de novas leituras;
•
Possibilitar e vivenciar as emoções, fantasias e imaginações;
•
Possibilitar as produções;
•
Proporcionar através da leitura a oportunidade de alargar os
horizontes pessoais e culturais, garantindo as suas formações críticas e
emancipatória.
Buscar e resgatar o valor da leitura
como ato prazeroso e requisito para emancipação social e promoção da cidadania.
JUSTIFICATIVA
Trabalhar com vários tipos e formas de
leituras proporciona ao educando um
contato diferente com os conteúdos envolvidos
podendo usar cada um sua criatividade, considerando que a leitura pela
maioria dos alunos, vista como uma da
maiores dificuldades para ler e coopreender o que estar lendo. Esse contato
diferente, essa nova forma de ler e socializar em nosso meio, traz novas
experiências no que diz respeito a aquisição de conhecimento.
De acordo com Friedmann ( 2012, p.44)
A principal preocupação da educação deveria ser a de proporcionar a
todas as crianças um desenvolvimento integral e dinâmico. É importante que os
conteúdos correspondam aos conhecimentos gerais da criança, a seus interesses e
necessidades, além de desafiar sua inteligência.
O desenvolvimento do
projeto bem como a confecção dos materiais que serão usados nos fantoches,
dedoches, dramatização acontecerão durante as aulas , onde cada aluno, com a supervisão e orientação
do professor , depois de confeccionar, terão que fazer uma demonstração em sala
para os colegas para assim tiras dúvidas.
Dessa forma, o contato do aluno com variados tipos de
leitura e uma proposta pedagógica diversificada, com ambientes acolhedores, que
considere o contexto social da criança como um momento de construção de
habilidade e conhecimento, possibilitará avanços positivos no processo de
desenvolvimento da leitura, da interpretação e da construção da escrita.
8. METODOLOGIA
O projeto será desenvolvido semanalmente com planejamento,
iniciando com organização de um cronograma com datas e horários em que
acontecerá a aula de leitura, esta será rotativa a cada semana e terá a
participação de todos os envolvidos na escola.
O
professor poderá oferecer também diferentes gêneros literários e de temas
diversificados de acordo áreas de conhecimento e atualidades, oportunizando
momentos diferenciados de leitura e interpretação críticas das informações
recebidas pelos meios de comunicação.
Ressalta-se que o presente
projeto será anexado a, e passará a compor, o projeto maior da escola,
intitulado “Minha escola, meu segundo lar”, o qual tem por finalidade primeira
trabalhar diferentes projetos em diferentes áreas do conhecimento com o
objetivo de demonstrar ao aluno que a escola além de um espaço de estudo e
aquisição aperfeiçoamento de habilidades e conhecimentos, é também o espaço
onde passamos boa parte de nossa vida, e que esta fase deve ser reconhecida e
considerada como fundamental no desenvolvimento do ser aluno em ser humano
social de maneira integral. Este grande projeto da escola, traz à tona
questionamentos sobre o fazer pedagógico dos profissionais que trabalham nesta
instituição, de como o seu trabalho, a sua disciplina está ou não contribuindo
para a melhor formação dos futuros homens e mulheres das próximas sociedades.
Nossa escola tem o privilégio de ser uma escola
com características bem específicas de clientela e de realidade de trabalho. É
uma escola do campo, onde quase que 100% do educandário provém de famílias
agricultoras ou que residem no campo. São experiências e conhecimentos
diferentes de escolas urbanas, são realidades totalmente diferentes, são
famílias e pessoas diferentes, o que preconiza um trabalho diferente.
“Minha escola, meu segundo lar” é um projeto pensado e elaborado por
todos da escola, que em união e composição dos diferentes projetos de cada área
e disciplinas, formarão um grande projeto que será trabalhado durante todo o
ano letivo.
Professora responsável: Valdete Teresinha
Kowalski.
Escola Municipal de Ensino Fundamental General
Américo de Moura.
Barra do
Guarita, 27 de abril de 2017.
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