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segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

 PROJETO

A leitura como fonte de prazer e aprendizagem

Este projeto que vamos desenvolver  tem por finalidade o trabalho com o 3° ano do ensino fundamental de forma lúdica e interativa. Os alunos receberão a incumbência de pesquisar, escolher, ler individualmente, dupla, grupo e socializar com demais  colegas e funcionários da escola, em data e local previamente combinado.

OBJETIVO Geral
O trabalho com a leitura tem por objetivo principal desenvolver nos alunos as habilidades de pensamento, concentraçã, sentir o gosto da leitura além de maiores conhecimentos de interpretação, escrita, ortografia, imaginação e criatividade.
 Objetivos Específicos

         Despertar o prazer da leitura dos diferentes gêneros;
         Aguçar o potencial cognitivo e criativo;
         Possibilitar o acesso as diversas práticas  pedagógicas de leitura na escola, buscando efetivar enquanto processo a leitura e a escrita;
         Estimular o desejo de novas leituras;
         Possibilitar e vivenciar as emoções, fantasias e imaginações;
         Possibilitar as produções;
         Proporcionar através da leitura a oportunidade de alargar os horizontes pessoais e culturais, garantindo as suas formações críticas e emancipatória.
Buscar e resgatar o valor da leitura como ato prazeroso e requisito para emancipação social e promoção da cidadania.
JUSTIFICATIVA
Trabalhar com vários tipos e formas de leituras  proporciona ao educando um contato diferente com os conteúdos envolvidos  podendo usar cada um sua criatividade, considerando que a leitura pela maioria dos alunos, vista como uma  da maiores dificuldades para ler e coopreender o que estar lendo. Esse contato diferente, essa nova forma de ler e socializar em nosso meio, traz novas experiências no que diz respeito a aquisição de conhecimento. 
De acordo com Friedmann ( 2012, p.44)
A principal preocupação da educação deveria ser a de proporcionar a todas as crianças um desenvolvimento integral e dinâmico. É importante que os conteúdos correspondam aos conhecimentos gerais da criança, a seus interesses e necessidades, além de desafiar sua inteligência.



            O desenvolvimento do projeto bem como a confecção dos materiais que serão usados nos fantoches, dedoches, dramatização acontecerão durante as aulas  , onde cada aluno, com a supervisão e orientação do professor , depois de confeccionar, terão que fazer uma demonstração em sala para os colegas para assim tiras dúvidas.
Dessa forma, o contato do aluno com variados tipos de leitura e uma proposta pedagógica diversificada, com ambientes acolhedores, que considere o contexto social da criança como um momento de construção de habilidade e conhecimento, possibilitará avanços positivos no processo de desenvolvimento da leitura, da interpretação e da construção da escrita.


8. METODOLOGIA

O projeto será desenvolvido semanalmente com planejamento, iniciando com organização de um cronograma com datas e horários em que acontecerá a aula de leitura, esta será rotativa a cada semana e terá a participação de todos os envolvidos na escola.
O professor poderá oferecer também diferentes gêneros literários e de temas diversificados de acordo áreas de conhecimento e atualidades, oportunizando momentos diferenciados de leitura e interpretação críticas das informações recebidas pelos meios de comunicação.
            Ressalta-se que o presente projeto será anexado a, e passará a compor, o projeto maior da escola, intitulado “Minha escola, meu segundo lar”, o qual tem por finalidade primeira trabalhar diferentes projetos em diferentes áreas do conhecimento com o objetivo de demonstrar ao aluno que a escola além de um espaço de estudo e aquisição aperfeiçoamento de habilidades e conhecimentos, é também o espaço onde passamos boa parte de nossa vida, e que esta fase deve ser reconhecida e considerada como fundamental no desenvolvimento do ser aluno em ser humano social de maneira integral. Este grande projeto da escola, traz à tona questionamentos sobre o fazer pedagógico dos profissionais que trabalham nesta instituição, de como o seu trabalho, a sua disciplina está ou não contribuindo para a melhor formação dos futuros homens e mulheres das próximas sociedades.
Nossa escola tem o privilégio de ser uma escola com características bem específicas de clientela e de realidade de trabalho. É uma escola do campo, onde quase que 100% do educandário provém de famílias agricultoras ou que residem no campo. São experiências e conhecimentos diferentes de escolas urbanas, são realidades totalmente diferentes, são famílias e pessoas diferentes, o que preconiza um trabalho diferente.
“Minha escola, meu segundo lar” é um projeto pensado e elaborado por todos da escola, que em união e composição dos diferentes projetos de cada área e disciplinas, formarão um grande projeto que será trabalhado durante todo o ano letivo.
Professora responsável: Valdete Teresinha Kowalski.
Escola Municipal de Ensino Fundamental General Américo de Moura.


Barra do Guarita, 27 de abril de 2017.

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