Bem Vindos

Bom Dia Seja Bem Vindo

segunda-feira, 16 de junho de 2014

MÚSICA DIVINA MÚSICA A música está presente em diversas situações da vida humana. Ela é a linguagem que se traduz em formas sonoras capazes de expressar e comunicar sensações, sentimentos e pensamentos, por meio da organização e relacionamento expressivo entre o som e o silêncio. Ela está presente em todas as culturas e nas mais diversas situações: escolas, festas e comemorações, rituais religiosos, manifestações cívicas e políticas etc. A linguagem musical é excelente meio para o desenvolvimento da expressão, do equilíbrio, da auto-estima e autoconhecimento, além de poderoso meio de integração social. É uma linguagem universal, com muitos dialetos que variam de cultura para cultura, envolvendo a maneira de tocar, de cantar, de organizar os sons e de definir as notas básicas e seus instrumentos. “O conceito de música varia de cultura para cultura. Embora a linguagem verbal seja um meio de comunicação e relacionamento entre povos, constatamos que ela é universal, pois cada povo tem sua própria maneira de expressão através da palavra” (JEANDOT, 1990, p.12).Aprender música significa integrar experiências que envolvem a vivência, a percepção e a reflexão, encaminhando-as para níveis cada vez mais elaborados. O pedagogo e educador Snyders (1992, p.128) vê a música no contexto educacional como uma atividade criativa e integradora do currículo escolar, ou seja, a música ou o texto musical podem revelar muitas perspectivas sob as quais um tema pode ser trabalhado na escola, e o ideal é que o professor desenvolva uma ação interdisciplinar. Cada vez mais, as escolas utilizam a música como um recurso pedagógico para socializar seus alunos. A música atrai e envolve os alunos, serve de motivação, eleva a auto-estima, estimula áreas do cérebro, desenvolve a sensibilidade, a criatividade, a capacidade de concentração, o raciocínio lógico, a socialização e a expressão corporal. Snyders (1992, p.128) ressalta que, para qualquer faixa etária, as atividades musicais devem ser de caráter lúdico envolvendo as vivências dos alunos. . Professor: Gilberto Nilton Silvestre Barra do Guarita - RS 16 de Junho de 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário